Começámos em 2004, no âmbito da classe de música antiga orientada pelo professor André Barroso (Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa) com o nome de d'Homini.
Desde a génese que nos dedicámos à interpretação de música sacra e profana da Idade Média e do Renascimento, explorando de modo particular o repertório a capella.
A formação inicial é de cinco vozes masculinas solistas - Carlos Costa, Pedro Morgado, Rui Aleixo, Telmo Mendes e Tiago Mota. A metamorfose para d'Homini+ ocorre em 2007, com a saída do baixo e a entrada de uma voz feminina de soprano (Alexandra Fortes em 2007 e Susana Quaresma desde 2008). Em 2010 mantemos a mesma versão d'Homini+ mas introduzimos a valência de uma formação estritamente masculina d'Homini, em que o baixo João Silva substitui o soprano. Em 2012, com a saída do baixo, mantemos essencialmente a versão a 4 vozes (com soprano) e uma a cinco vozes, com mais um tenor.
Os d'Homini+ actuaram regularmente no Conservatório de Lisboa e apresentaram-se igualmente em Linda-a-Velha (Conservatório de Música), Igreja de S. Roque, Convento de Mafra, Igreja de S. Sebastião da Pedreira, Espaço Avenida, Igreja do Campo Grande, Museu nacional do Azulejo, Palácio nacional de Queluz, Mosteiro dos Jerónimos, Casa dos Penedos (Sintra), Convento de S. Domingos e na Feira medieval de S. João da Talha. Em 2005 participaram nas Jornadas Internacionais da Escola de Música da Sé de Évora.
Nos programas apresentados contaram com a participação especial do Luís Almeida (contra-tenor), Catarina Rodrigues (mezzo), Rui Araújo (tiorba e vihuela) e André Barroso (alaúde e tiorba).
Formação actual
O grupo vocal é formado por cantores profissionais que se conheceram no Conservatório de Música de Lisboa. Para além desta instituição, frequentam individualmente masterclasses, cursos e aulas particulares ou aprofundam os seus estudos musicais na Escola Superior de Música de Lisboa.
Os cantores dos d'Homini+ têm experiência coral nos mais importantes coros nacionais profissionais - Coro Gulbenkian, Coro da Casa da Música, Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Coro de Câmara Lisboa Cantat - ou amadores - Coro de Câmara de Lisboa, Coro do Tejo, Ricaercare, Grupo Coral de Queluz -, e têm desenvolvido projectos paralelos de música de câmara - Il Dolcimelo, L'ab du jazz, Les Secrets des Rois, Academia dos Singulares, Poli Esther, Grupo Vocal da Basílica da Estrela.
Susana Quaresma (soprano)
Rui Aleixo (tenor/alto)
João Francisco (tenor) Francisco Anjos (tenor/barítono) Pedro Morgado (barítono)
O nosso som
No Myspace incluímos a gravação de algum do nosso repertório. Brevemente iremos adicionar mais exemplos no Youtube. Por agora podem ouvir-nos em:
http://www.myspace.com/dhomini
Sem comentários:
Enviar um comentário